quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Apresentação do pré tema de TCC - Minha experiência

Quando falamos sobre tcc, a idéia que me vinha a cabeça foi sempre de algo que dê muito trabalho e alguns pensamentos negativos. Eu sabia que nesse semestre do curso iria me deparar com essa realidade e confesso que quando nos encontramos para um tema satisfatório à todas integrantes do grupo, me senti realizada e mesmo sabendo que teríamos trabalho, o lado negativo que eu sentia, passou a não existir, pelo fato de fazer (elaborar) aquilo que gostamos e que me atraiu bastante.
Bom, mesmo tendo estudado e encontrado o tema, chegou o momento de apresentar aos colegas e ao professor, e a ansiedade de saber se todo nosso esforço para defender nosso tema estava de acordo aos olhos de quem iria nos assistir, me deixava cada vez mais nervosa. Foi uma apresentação bem bacana, todos os comentários feito pelo professor foi de suma importância, alguns parâmetros que faltava, me fez ter mais vontade de evoluir, aliás o tema é bom e foi bem visto pelo professor.
Enfim, minha expectativas foram alcançadas, e com a ajuda do grupo, sei que nossa melhoria vem com o decorrer do trabalho!

                                                                                         

                                                                                      Ana Carolina

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

A origem da barbearia

   O oficio dos barbeiros remonta às mais longínquas épocas, tendo sempre especiais atributos aderentes à sua profissão.
   Tiveram sempre grande influência junto dos grandes senhores da Terra. De ordem social, cultural e profissional. Passaram-lhes pela mão do simples lavrador até ao Rei.
   Essa grande influência que tiveram não provinha só da Função de Barbear e cortar cabelos, mas doutras especificações diversas que prestavam noutras mestrias tais como; Barbeiros Dentistas, Barbeiros de Barbear, Barbeiros de guarnecer, Médico e Cirurgiões, e Sagradores, afiavam todos ferros cortantes, tratavam das espadas dos reis, faziam tranças postiças, perucas e cortavam os cabelos das damas.
    Mas com o regimento aprovado em 1786 cabeleireiros de senhoras e como tinham a sua regulamentação autorizado pelo Senado de Lisboa, contenderam-se com os barbeiros em 1826, por estes continuaram a cortar as marrafas. A regulamentação mais antiga à cerca dos barbeiros foi no ano 100 DC já naquele tempo quem transgredisse tinha que pagar 5 dinarios ao agente ou ao sócio. Este documentos gravado em Bronze, escrito em Latim está exposto no Museu Nacional de Arqueologia.
    Foi na idade media que esta profissão atingiu a sua máxima amplitude, e considerada a maior importância social.




https://www.google.com.br/search?q=Origem+da+barbearia&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAYQ_AUoAWoVChMIienU0u6AyAIVjIKQCh3Fhwn3&dpr=1#tbm=isch&q=barbearia+antiga&imgrc=V3-LBzUCcaKZ2M%3A  


Ana Carolina

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Atividade desenvolvida em aula - Roteiro de Trabalho

   O objetivo dessa atividade é elaborar elementos  para apresentar e defender o tema do projeto de forma coerente e com argumentos plausíveis. A pergunta foi a seguinte: o que é necessário destacar?
   Uma introdução abordando os aspectos históricos e origem dos spas e das barbearias, quais são os serviços que podem ser oferecidos nesses locais, quem é o público alvo a ser atendido nessa edificação, objetivos, justifcativa, terreno, estudos de caso, método construtivo, elementos construtivos, projeto arquitetônico e a conclusão.

Agda, Ana Carolina, Catrina e Taís.

  
  

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

A origem dos spas

         SPA significa Serviço personalizado de atendimento (do latim ‘salute per aqua, saúde pela água). Há referências ainda as cidades belgas de Spa e Francorchamps, onde havia nascente de águas quentes e paisagens com vasta arborescência. Havia grande procura por esses espaços que ofereciam banhos quentes revigorantes e reenergizantes, além das paisagens deslumbrantes. O surgimento dos spas está ligado diretamente à água e seus benefícios para a saúde.
     As civilizações antigas faziam uso da água em banhos de purificação moral, mental, espiritual e relaxamento do corpo. Alguns povos também a utilizavam para tratar de doenças crônicas. As pessoas aglomeravam-se ao redor de grandes rios para realizar tais práticas. Tendo em vista os inúmeros benefícios advindos da água, surgiu a necessidade de criar infraestrutura física para reunir mais pessoas nos centros de banhos e nas proximidades de grandes fontes aquáticas. Um exemplo clássico foi uma edificação grega datada de 1400 a. C chamada Oráculo de Delphi. Tratava-se de um complexo de edificações compostos por grandes salões de banho, salões de reuniões e encontros educacionais da população e algumas áreas de uso comum. Essa edificação somada às termas gregas acabaram por se tornar um ponto de encontro e relacionamento intelectual entre os grandes filósofos da época.


Fonte:https://thearcheology.wordpress.com/category/roma-antiga/termas-romanas
                                /
Os romanos também criaram uma grande edificação datada de 25 a.C constituída por grandes salas com temperaturas diferentes, área de lazer, piscinas, saunas e vestiários. Havia o complemento de salas de massagem para relaxar o corpo, prevenir e tratar doenças crônicas. Não haviam estudos científicos comprovando a eficácia da água no tratamento e prevenção de doenças, o que dificultava muito a proliferação desse tipo de atividade. Algum tempo depois, alguns estudos sobre o combate à infertilidade feminina através da água foram concluídos promovendo uma credibilidade maior à essas instituições.




Fonte:https://thearcheology.wordpress.com/category/roma-antiga/termas-romanas/


    Em várias partes, cada povo de acordo com suas crenças e culturas passaram a ter na água um auxílio para combater males e melhorar a qualidade de vida. Os turcos com suas casas de banho, os finlandeses com sessões de banhos quentes e frios, os japoneses com “onsen”, os hindus com banhos de purificação espiritual. Os povos orientais agregaram a isso conhecimentos de terapia corporal baseada na harmonia entre corpo, mente e espírito como o Shiatsu japonês, massagem tailandesa ou mesmo a tradicional massagem chinesa. Os conhecimentos conceituais e filosóficos de cada cultura foram reunidos e resultaram no que conhecemos hoje como “spas”. São a combinação harmoniosa de serviços específicos de cada cultura.
Imagens disponíveis em:http://spaurbano.webnode.com.br/news/a-origem-e-a-historia-dos-primeiros-spas/


Agda, Ana Carolina, Catrina e Taís.


Atividade de pesquisa - Livros, artigos e normas técnicas

   Na última aula de PTCC (Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso), pesquisamos normas técnicas relacionadas, livros e artigos científicos que se relacionam com o nosso tema. Eis o resultado desse trabalho.

   NBRs

- 15401:2014 - Meios de hospedagem / Sistema de gestão da sustentabilidade.
- 9050:2005 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.
- 7199:1989 - Projeto, execução e aplicações de vidro na construção civil.
- 13570:1996 - Instalações elétricas em locais de afluência de público.
- 15527:2007 - Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis.

   Encontramos mais NBRs pertinentes ao nosso tema como a NBR 10844:1989. que trata de  instalações prediais de água pluviais e a NBR 15575:2013 que trata do desempenho técnico das edificações habitacionais, entre eles, desempenho térmico e acústico.

    Livros

    Encontramos os títulos abaixo relacionados.

- Pequeno Manual do Projeto Sustentável (Françoise-Hélène Jourda);
- Arquitetura Ecológica - condicionamento térmico natural (Ennio Cruz da Costa);
- Spas: Alquimia de uma jornada (Ligia da Luz Poser).

   Acabamos por deixar de fora um título que foi muito útil na elaboração do nosso trabalho sobre Iluminação, insolação e ventilação na disciplina de EPT (Elaboração de Projetos Técnicos). Trata- se do Manual de Conforto Térmico (Anésio Barros Frota e Sueli Ramos Schiffer).

   Artigos

   Como ainda não encontramos "aquele" método construtivo que vai "casar" perefeitamente com a nossa proposta, voltamos nosso olhar para os elementos construtivos sustentáveis que desejamos implementar na edificação. O telhado verde (também chamado telhado ecológico), o uso predominante de iluminação natural (utilização de vidros), o aquecimento de água com uso de energia eólica, a presença de madeira sustentável e o uso sustentável de iluminação artificial estão presentes nos artigos que encontramos.

- Relax na cidade (Revista AU): http://au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/141/relax-na-cidade-22273-1.aspx
- Soluções de telhado verdes para edifícios sustentáveis - http://www.archdaily.com.br/br/769105/solucoes-de-telhado-verdes-para-edificios-sustentaveis
- Como a análise da luz natural está mudando o modo como projetamos- http://www.archdaily.com.br/br/767478/levando-a-luz-solar-para-um-proximo-nivel-como-a-analise-da-luz-do-sol-esta-mudando-a-forma-de-projetar
- PROJETO DE UM SISTEMA DE AQUECIMENTO SOLAR DE ÁGUA PARA POUSADAS - http://www.solenerg.com.br/files/monografia_carloshenrique.pdf
- Proposta de Spa social para os municípios - http://siaibib01.univali.br/pdf/Cec%C3%ADlia%20Moura%20Bazan%20e%20Mirian%20Ortiz%20de%20Brito.pdf
- A luz natural como diretriz do projeto - http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/07.084/244
- TELHADO VERDE E SUA CONTRIBUIÇÃO NA REDUÇÃO DA VAZÃO DA ÁGUA PLUVIAL ESCOADA - http://www.prppg.ufpr.br/ppgcc/sites/www.prppg.ufpr.br.ppgcc/files/dissertacoes/d0168.pdf
- Vantagens e desvantagens do telhado verde - http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&ved=0CCYQFjABahUKEwjL5dyEwNTHAhUB1YAKHVYBBMU&url=http%3A%2F%2Fojs.americalatina.edu.br%2Findex.php%2Fcultura-cientifica%2Farticle%2Fdownload%2F127%2F96&ei=qObkVcvxOIGqgwTWgpCoDA&usg=AFQjCNFjXn7OO8iqDWdjfxkw5HyYiMEVGw&sig2=xDp5nl8LWR6RZZb1PznMFw
- Uso sustentável da madeira - http://a3p.jbrj.gov.br/pdf/madeira.pdf
 
Agda, Ana Carolina, Catrina e Taís