segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Com qual barba ir?

   Da mesma forma que se escolhe uma roupa, um calçado e até mesmo um perfume, é preciso também escolher que tipo de barba você vai passar a cultivar. Isso é importante para que a mensagem errada não seja passada adiante. 
   Eu tenho o hábito de observar as pessoas por onde passo.Tenho na observação um excelente aprendizado. A barba sempre me chamou a atenção, seja em homens comuns ou em homens famosos. Ela me faz prestar atenção em outras coisas, outros pontos que até então deixava de lado. Não por desprezo e sim por não vê-las mesmo. Meu pai usou barba até deixar de ser barbeiro / cabeleireiro e começar a trabalhar como servidor público. Na época em que ingressou, existia um padrão que deveria ser seguido e a barba estava fora desse padrão. Eu era pequena e foi estranho ver meu pai com a "cara lisa".
   Quando observo homens com barba, procuro perceber se a barba "lhe cai bem" ou não. Nenhuma observação técnica porque não entendo disso mas percebi que em alguns ela ficava muito bem e em outros, bem, ficava estranha. Já cheguei a observar homens cuja barba parecia falsa, como as usadas em disfarces...rs.
   Comecei a ler um pouco e descobri duas coisas:

1. Existem tipos diferentes de rostos masculinos (de acordo com a harmonia dos traços que o compõem);
2. Para cada tipo de rosto existe uma barba que lhe cai bem (aqui o cair bem significa disfarçar pontos fracos ou ressaltar pontos fortes do rosto).

São 4 os tipos básicos de rostos masculinos: quadrado, oval, triangular e redondo. Começando pelos famosos, David Beckham (jogador de futebol) possui um rosto quadrado. Como é esse tipo de rosto? Ele tem as linhas da fronte e do maxilar bem marcadas e largas, resultando em um queixo pequeno. A melhor barba para esse tipo de rosto é aquela que possui desenhos arredondados e que chegue até o pescoço, na região do pomo de Adão. Pode ser a barba curta (trabalhada com a máquina 1 ou 2) ou mesmo aquela com os fios com um pouco mais de volume.





   Já o rosto oval é aquele onde a fronte é larga mas o maxilar e queixo possuem linhas arredondadas. Os entendidos consideram esse tipo de rosto perfeito porque combinam com qualquer tipo de barba, desde que não se esqueçam de eliminar os pelos das maçãs do rosto e do pescoço (abaixo homem das cavernas...rs). O vocalista do grupo Maroon 5, Adam Levine possui esse tipo de rosto.


http://www.directlyrics.com/adam-levine-covers-the-hollywood-reporter-news.htm

http://www.totalbeauty.com/content/blog/adam-levine-sexiest-man-alive


   O rosto triangular é aquele onde a linha da fronte acaba sendo menor que a linha do maxilar, o que deixa o queixo pontudo. A melhor barba nesse caso é aquela mais cheia na lateral do rosto, preenchendo o espaço entre a mandíbula e o queixo. Visualmente o queixo não parecerá tão grande. O ator Ryan Gosling tem esse tipo de rosto.



   O último tipo básico é o redondo. Quem possui esse tipo de rosto tem feição mais delicada devido a proporcionalidade dos traços da fronte, maxilar e queixo. Há quem tenha esse tipo de rosto naturalmente mas a maioria dos homens quando está acima dos peso apresenta as características citadas acima. Nesses casos, o melhor é deixar poucos fios na lateral do rosto descendo até o queixo sem preencher muito as bochechas para não aumentá-las (estilo cachimbo). O cavanhaque também é uma boa opção. O rapper americano Kanye West tem esse tipo de rosto e deu preferência ao cavanhaque com linhas retas,um bigode fino para não evidenciar tanto o lábio superior grosso e evita costeletas.



http://manualdohomemmoderno.com.br/estilo/transformacoes-de-famosos-com-e-sem-barba


  Agora que já sei um pouco mais sobre rostos masculinos, posso intensificar minhas observações e fazer minhas considerações com embasamento, deixando de me limitar ao "bonito", "feio", "estranho", "lenhador" e "homem da caverna"...rs
   Uma dica: quem não usa, deveria experimentar pelo menos uma vez na vida. Faça de conta que está indo comprar uma roupa nova ou um novo acessório. Observe primeiro seu rosto no espelho para descobrir qual é o seu tipo de rosto e depois deixar os pelos crescerem. Cuide da sua pele e dos pelos durante esse período de transição para que você possa curtir o resultado.Depois todos que te observam. Quem observa agradece.

Fontes:



Visita técnica ao terreno - 17/10/15

A visita ao terreno me deu uma visão bem realista, onde pude analisar com clareza todo espaço que pretendemos aplicar nosso projeto "Spa e Barbearia", pois somente vendo através da telinha não nos possibilita a esbanjar idéias.
E como já foi citado, o local é realmente amplo, com boas vizinhanças, fácil acesso e ótimos pontos como referência. Embora eu tenha feito a visita sozinha, pois no dia marcado para todas as integrantes do grupo, eu estava com problemas de saúde, sendo assim, visitei todo o local, o entorno e pega quase um quarteirão, pude observar que em uma das ruas paralelas que o terreno se apropria, não tem a mesma metragem que o outro lado, essa pouca metragem que falta para completar foi dividida em uma pequena parte de terreno que está a venda, e eu particularmente pensei em localizar a entrada no menor lado, pois assim seria a recepção onde não necessita de um amplo espaço.

Como já foi disponibilizada algumas fotos, tenho uma panorâmica que pega além da entrada principal do terreno (onde se localiza o portão), também parte do entorno!







Ana Carolina

Visita Técnica - 15 de outubro de 2015

  A escolha do terreno acabou se alongando muito mais do que esperava mas já temos um vencedor. O local escolhido é bem localizado, possui um entorno exclusivamente residencial (Rua Antonio de Macedo Soares e Rua Conde de Porto Alegre). Sua frente está voltada para a Avenida dos Bandeirantes (altura do número 3282, próximo ao acesso à Avenida Ibirapuera), onde há muitos estabelecimentos comerciais e ainda serve de acesso direto ao Aeroporto de Congonhas, Marginal Pinheiros e as Rodovias Imigrantes e Anchieta. O local está entre os bairros de Moema, Campo Belo e Brooklin (de acordo com os mapas de zoneamento). Descobri também que existe mais de uma subprefeitura responsável pela avenida e pelo seu entorno. São as subprefeituras de Santo Amaro,Vila Mariana e Santo Amaro.
 O terreno possui 3 árvores de grande porte que podem servir de referência para a implantação do projeto.Na Rua Antonio de Macedo Soares observei 3 árvores de grande porte, sendo que uma delas está localizada no meio do muro. Nessa mesma calçada, tem 2 postes de iluminação pública em frente ao terreno. Havia algumas pilhas de lixo na calçada da Rua Antonio de Macedo Soares e um tronco de árvore cujas raízes não haviam sido removidas. O tronco até que foi bem útil porque as meninas (Taís e Agda) subiram nele para observar e fotografar o interior do terreno. Quanto à sua topografia, percebi que existem diferenças de níveis dentro dele, pois na entrada localizada na Rua Antonio Macedo existe uma pequena aclividade. Existe poste para instalação elétrica e uma saída de tubulação hidráulica próximas ao muro nessa mesma entrada.
  As edificações vizinhas ao terreno são todas residenciais, com exceção do edifício localizado na Rua Antonio de Macedo Soares que abriga a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração. Na Rua Conde de Porto Alegre as edificações são residenciais também. Nessa rua percebemos que nosso terreno possui medidas diferentes porque havia um outro terreno murado dentro dele. Fizemos a medida total de ambos os lados do terreno e também medimos a parte que concluímos que não fazia parte do nosso terreno para descontar depois quando fizéssemos os cálculos. Na calçada dessa rua haviam 4 árvores, sendo 2 de médio porte e duas de grande porte.
  Olhando para o terreno na Avenida dos Bandeirantes, acreditei que toda a vegetação pertencia a uma praça e então fui procurar a placa com o nome. O que encontrei foi uma placa identificando o espaço como uma rua (Rua Antonio Comparato), que é a rua que abriga a entrada principal do edifício da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração. Trata-se de uma área bem arborizada, com árvores de portes diferentes, porém mal cuidada. Havia muito lixo no local, sendo que alguns desses restos evidenciavam que pessoas havia passado certo tempo por ali. Nessa área há uma torre de alta tensão e eu entendi que talvez esse seja o motivo daquele espaço não ser utilizado como praça pública.
  Dentro do terreno havia mato alto, lixo, entulho de construção e alguns pedaços de móveis, evidenciando que, apesar das correntes e cadeados no portão, ali se tornara um local de descarte de inservíveis. Olhando pelo Google Earth na entrada da Rua Antonio de Macedo, é possível ver uma pequena "edificação" ao fundo. No dia em que estive no local, essa "edificação" não existia mais. Entendi que se tratava de uma invasão, como tantas que ocorrem em nossa cidade, tendo em vista a alta na demanda por moradia.
   Eu já havia estado no terreno anteriormente para saber quanto tempo eu demoraria no percurso mas foi bom estar lá novamente porque conheci outro percurso diferente do que havia feito anteriormente. Utilizei o transporte coletivo nos dois momentos mas tracei um percurso caso precisasse ir de carro (última alternativa...rs).
    Aprendi muito com essa visita. Antes olhava terrenos com certo desprezo porque estavam vazios e eu só considerava enxergar algum potencial quando já havia indícios de edificações neles. Hoje eu não olho apenas aquilo que já está pronto, que já foi concebido pelo homem, eu olho para o espaço vazio e começo a imaginar todas as possibilidades para ele. Sempre tive dificuldades com medidas (há quem diga que isso é intrínseco às mulheres) mas tive nessa visita o ponto de partida para que essa dificuldade seja superada.
Comecei a imaginar nossa edificação totalmente estabelecida naquele local. Já visualizei a disposição dos contêineres de forma a chamar a atenção de todos que passam no local.
        Opa, eu disse contêineres? Muita calma...rs, afinal isso é assunto para as próximas postagens.
         

Visita técnica - Nosso terreno

Na quinta-feira (15/10) visitamos o terreno que escolhemos para o nosso projeto. Ele fica na avenida dos bandeirantes próximo ao shopping Ibirapuera. È bem localizado e de fácil acesso, além do acesso pela avenida dos bandeirantes, tem pelas ruas Antonio de Macedo Moraes e Conde de Porto Alegre, as duas ficam nas laterais do terreno. Têm vários comércios próximos, é situado em uma parte nobre e um bairro muito conhecido.


Estava um dia muito ensolarado, muito ensolarado meeeeesmo rsrs Tiramos varias fotos e fizemos algumas filmagens. O terreno é enorme, é a frente toda e a metade de um quarteirão (se é que me entendem rs). Começamos a medir o terreno, só a frente tem mais de 90m. Conseguimos pular o muro, que graças a Deus era baixo. Medimos tudo que podíamos. Gente o sol não estava ajudando nem um pouquinho, eu estava morrendo de calor, minha saia começou a grudar em umas plantas que a encheram de espinho (eu estava de saia longa haha nem tinha pensado na possibilidade de pular o muro), a trena quebrou porque puxamos até não dar mais... foi uma bagunça rsrs 
Conseguimos pegar as medidas do terreno, observamos vários detalhes ao redor, anotamos tudo que achamos necessário para o nosso projeto. O local é muito bom, é um espaço ótimo, tem varias árvores na parte da frente e umas pelo terreno, pelo que vimos, a parte da frente é publica, seria uma praça, mas nada que atrapalhe o terreno, na verdade só agrega, porque as árvores deixam o terreno mais escondido, o que proporciona mais privacidade, e é o que queremos e estávamos procurando para o nosso projeto.
Bom depois de cumprirmos nossa tarefa, fomos tomar sorvete no MC Donald's porque merecemos hahaha :) 


Algumas fotos do terreno





 As duas imagens foram tiradas da rua Antonio de Macedo Soares 



 Parte da frente do terreno vista pela rua Antonio de Macedo Soares. É essa parte que acreditamos ser pública.




As duas imagens são da parte de dentro do terreno.




Aqui somos nós hehe Tais, eu e Catrina, faltou a Ana (houve um imprevisto e ela não pôde ir no no mesmo dia que nós).


Tiramos mais imagens pela rua Antonio de Macedo, pois ela mais tranquila, com menos fluxo de carros, e tem uma visualização melhor do terreno.

As imagens do terreno foram tiradas por mim, e a Self pela Catrina :)



Por Agda

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Estão todos de olho nela...

   A ostentação de pelos no rosto masculino é um fato que permeia toda a história da humanidade. Sempre foi utilizada como simbologia com alguns significados diferenciados como: distinção de classe social (Egito e Grécia Antiga),separação de membros de determinada religião (a saber os cristãos dos muçulmanos e judeus), forma de protesto, representação de mudança de fase na vida do homem romano (da infância para a juventude), status político e até mesmo como forma de protestar (hippies e militantes brasileiros na ditadura). Na metade do século passado ela caiu em desuso por conta do advento das lâminas de barbear descartáveis. Surgiu então um novo visual masculino considerado moderno e higiênico: o rosto lisinho. Lançando mão de uma lâmina, cada homem agora poderia ter acesso a esse visual moderno e arrojado. Durante as duas Grandes Guerras, o exército americano adotou esse visual pela padronização dos soldados e pela facilidade em manter a higiene ante a quantidade limitada de água para os rituais de higienização do corpo.
   Com essa mudança de paradigma, só ostentava a barba quem a considerava um item indispensável à sua imagem social. A barba passa a ser vista como um item da vaidade masculina. Ela passa a ser vista como um reforço à masculinidade por passar uma visão de poder, sofisticação, independência e segurança. Um exemplo disso é uma história verídica envolvendo um dos maiores nomes da história dos EUA e uma garotinha de 11 anos na época. Diz a história que em 1890 uma garota chamada Grace Bedell olhou com desconfiança o rosto do então candidato à presidência Abraham Lincoln por ser muito magro. Ela foi além de sua visão porque escreveu uma carta ao candidato alertando-o sobre esse "ponto fraco" e ainda sugerindo uma solução para o problema: o cultivo de uma barba. O legal da história é que Lincoln não apenas leu a carta da garotinha como seguiu seu conselho e teve seu nome e seus feitos talhados na História para sempre.
   Encontrei uma lista vasta de personalidades que ostentavam suas barbas, sendo algumas delas de minha particular predileção como Claude Monet (pintor francês), Vincent Van Gogh (pintor holandês), Tchaikovsky (compositor russo), Alan Moore (autor britânico de HQs), Auguste Rodin (escultor francês) Sean Connery (ator britânico), Leon Tolstói (escritor russo), entre outros. Não quero aqui estabelecer uma relação entre o uso de barba e os grandes feitos alcançados por esses homens mesmo porque acredito que todos eram dotados de talentos especiais que foram lapidados ao longo do tempo.
   Deixando de lado todas as simbologias que lhe foram atribuídas, a barba hoje é considerada um “acessório” masculino para realçar a masculinidade, dita perdida por alguns. Ela está para os homens como a maquiagem está para as mulheres porque ela pode realçar detalhes marcantes do rosto masculino, pode disfarçar algumas imperfeições nos traços e até mesmo forjar alguns traços que o rosto não possui (Se você é mulher e já leu a parte superior, sabe que qualquer semelhança entre barba e maquiagem não é mera coincidência... rs).
   Se você decidir adotá-la, deve estar ciente que não é qualquer estilo de barba que se adequará ao seu rosto. É necessário que você conheça e analise os traços que formam o seu rosto porque são eles que te caracterizam. Após isso, você será capaz de tirar proveito desses detalhes da sua anatomia e escolher o estilo que melhor se adequa a você. Mas não é só isso. Agora que decidiu deixar a pelagem crescer, saiba que ela exige cuidados desde quando surgem os primeiros fios até o momento em que já está estabelecida como parte do seu novo visual. Isso evita problemas simples como parecer desleixado e também problemas mais sérios como acne e dermatite. Esses cuidados vão desde o uso de sabonete facial e água morna até a busca por xampu e condicionador específicos para barba e visitas regulares a um barbeiro de sua confiança, sendo esse último uma excelente opção para tirar todas as suas dúvidas e ainda auxiliar na escolha do estilo de barba que melhor combina com você.