terça-feira, 13 de outubro de 2015

Estão todos de olho nela...

   A ostentação de pelos no rosto masculino é um fato que permeia toda a história da humanidade. Sempre foi utilizada como simbologia com alguns significados diferenciados como: distinção de classe social (Egito e Grécia Antiga),separação de membros de determinada religião (a saber os cristãos dos muçulmanos e judeus), forma de protesto, representação de mudança de fase na vida do homem romano (da infância para a juventude), status político e até mesmo como forma de protestar (hippies e militantes brasileiros na ditadura). Na metade do século passado ela caiu em desuso por conta do advento das lâminas de barbear descartáveis. Surgiu então um novo visual masculino considerado moderno e higiênico: o rosto lisinho. Lançando mão de uma lâmina, cada homem agora poderia ter acesso a esse visual moderno e arrojado. Durante as duas Grandes Guerras, o exército americano adotou esse visual pela padronização dos soldados e pela facilidade em manter a higiene ante a quantidade limitada de água para os rituais de higienização do corpo.
   Com essa mudança de paradigma, só ostentava a barba quem a considerava um item indispensável à sua imagem social. A barba passa a ser vista como um item da vaidade masculina. Ela passa a ser vista como um reforço à masculinidade por passar uma visão de poder, sofisticação, independência e segurança. Um exemplo disso é uma história verídica envolvendo um dos maiores nomes da história dos EUA e uma garotinha de 11 anos na época. Diz a história que em 1890 uma garota chamada Grace Bedell olhou com desconfiança o rosto do então candidato à presidência Abraham Lincoln por ser muito magro. Ela foi além de sua visão porque escreveu uma carta ao candidato alertando-o sobre esse "ponto fraco" e ainda sugerindo uma solução para o problema: o cultivo de uma barba. O legal da história é que Lincoln não apenas leu a carta da garotinha como seguiu seu conselho e teve seu nome e seus feitos talhados na História para sempre.
   Encontrei uma lista vasta de personalidades que ostentavam suas barbas, sendo algumas delas de minha particular predileção como Claude Monet (pintor francês), Vincent Van Gogh (pintor holandês), Tchaikovsky (compositor russo), Alan Moore (autor britânico de HQs), Auguste Rodin (escultor francês) Sean Connery (ator britânico), Leon Tolstói (escritor russo), entre outros. Não quero aqui estabelecer uma relação entre o uso de barba e os grandes feitos alcançados por esses homens mesmo porque acredito que todos eram dotados de talentos especiais que foram lapidados ao longo do tempo.
   Deixando de lado todas as simbologias que lhe foram atribuídas, a barba hoje é considerada um “acessório” masculino para realçar a masculinidade, dita perdida por alguns. Ela está para os homens como a maquiagem está para as mulheres porque ela pode realçar detalhes marcantes do rosto masculino, pode disfarçar algumas imperfeições nos traços e até mesmo forjar alguns traços que o rosto não possui (Se você é mulher e já leu a parte superior, sabe que qualquer semelhança entre barba e maquiagem não é mera coincidência... rs).
   Se você decidir adotá-la, deve estar ciente que não é qualquer estilo de barba que se adequará ao seu rosto. É necessário que você conheça e analise os traços que formam o seu rosto porque são eles que te caracterizam. Após isso, você será capaz de tirar proveito desses detalhes da sua anatomia e escolher o estilo que melhor se adequa a você. Mas não é só isso. Agora que decidiu deixar a pelagem crescer, saiba que ela exige cuidados desde quando surgem os primeiros fios até o momento em que já está estabelecida como parte do seu novo visual. Isso evita problemas simples como parecer desleixado e também problemas mais sérios como acne e dermatite. Esses cuidados vão desde o uso de sabonete facial e água morna até a busca por xampu e condicionador específicos para barba e visitas regulares a um barbeiro de sua confiança, sendo esse último uma excelente opção para tirar todas as suas dúvidas e ainda auxiliar na escolha do estilo de barba que melhor combina com você.


Nenhum comentário:

Postar um comentário