sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Apresentação do Pré TCC

   Na segunda-feira 24/08, assistimos alguns temas para o TCC e chegamos a conclusão que o primeiro grupo que apresentou sobre o "Curso profissionalizante gratuito para adolescentes" teve uma boa desenvoltura, integração e explicação no momento da apresentação. O tema é viável e pertinente, por haver adolescentes desqualificados para o mercado de trabalho mas faltou o método construtivo, que era um dos fatores a serem avaliados e o terreno. Mas fora esses dois componentes, foi uma boa apresentação. 
   O segundo grupo que abordou o tema "Casa popular" a ideia foi boa mas faltou clareza de como seria a proposta num todo, havendo apenas explicações voltadas para os métodos. O grupo não teve uma boa interação, tanto por um componente do grupo se comportar de forma individualista quanto pelo desencontro de ideias. 
   O terceiro e último grupo, apresentou sobre a "Reforma e ampliação - área esportiva escolar", que a principio foi boa, pois além de beneficiarem a escola, ainda ajudaria a comunidade. Faltou o método construtivo e saber se a escola tem capacidade de obter um ginásio e a pista de corrida por ser uma grande demanda. Também ficamos em dúvida se seria uma ideia fixa, pois pode haver diversas restrições, mas o grupo apresentou bem e com clareza.

Agda, Ana Carolina, Catrina e Tais

Pré Tema - Spa Urbano e Barbearia





















quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Primeira apresentação do Pré tema do TCC - Minha experiência

   Na segunda-feira 24/08, tivemos nossa primeira apresentação do pré do tema do TCC. Nossa proposta, como já mencionamos em um post anterior, foi o Spa Urbano & Barbearia, voltado apenas para o publico masculino.
   Como havíamos assistido algumas apresentações, dos nossos colegas de sala na semana anterior, vimos o quanto o professor Elton, estava afiado e critico, o que é bom, porque isto faz com que haja um esforço e comprometimento maior com o trabalho. Assim nos dedicamos um pouco mais em deixar o trabalho completo para apresentação, observando todos os detalhes que ele havia mencionado. Houve uma integração total do grupo e uma ansiedade para saber como o nosso tema seria recebido pela sala e principalmente pelo professor.
   Enfim apresentamos... Que alivio rs, conseguimos expor nossas idéias e tivemos uma sincronização muito boa, o grupo teve uma postura muito legal, sem deixar duvidas para quem nos assistia. Houve um pré-questionamento referente ao local de implantação do projeto, mas esclarecemos que por ser algo mais sofisticado, ainda não definimos onde será esta implantação, mas escolheremos um local  apropriado e que seja pertinente ao projeto.
   Foi uma experiencia satisfatória, fiquei feliz em ver que nosso tema despertou interesse pelo professor, e que de uma certa forma, não houve criticas na questão de algo estar faltando e sim de algo que podemos acrescentar para que nosso projeto fique completo.
   A sensação de ver nossa proposta sendo elogiada é muito boa, isso nos incentiva a progredir cada vez mais. Claro que estamos abertos para criticas, mas de uma forma construtiva. Felizmente somos bem receptivas quanto a isso, e sabemos usar de uma forma que nos agregue e nos acrescente.

Agda





Apresentação de pré tema para TCC - Spa Urbano & Barbearia

   No último post, relatamos nossas percepções obtidas a partir das apresentações que assistimos durante a aula. Éramos expectadores atentos e interessados, ansiosos por novidades. Elas até que vieram. Talvez não em uma tendência projetual ou método construtivo, mas sim na verificação do potencial humano em interagir com o entorno e consigo mesmo e pensar em melhorias para que essa interação possa evoluir sempre. 
   Hoje relato percepções obtidas de um posicionamento diferente: passei de expectadora a expositora. A verdade é que, ao me posicionar diante da turma e do professor, tive a certeza que de todos os momentos que experiencei desde o início do trabalho, aquele seria o mais fácil de encarar. Eu tinha algo em mente ao final do primeiro módulo e fui influenciada pelo que vi nas apresentações de TCC e pelo relacionamento um pouco mais estreito com alguns integrantes de alguns grupos. No início do segundo módulo, a ideia ainda era a mesma mas me faltava algo muito importante em tudo o que se propõe para fazer na vida: experiência de trabalho. Ela veio e foi muito bem vinda porque me auxiliou a ver o que queria e o que não queria. Me mostrou onde estão e quais são as minhas falhas e creio que isso é de suma importância quando se trabalha em grupo. É como se fossemos peças de Lego, com algumas lacunas e com projeções para que o encaixe seja perfeito.
   A apresentação dos mais variados temas já faz parte da rotina no curso de Edificações e com ela é possível estabelecer uma postura única e uma metodologia de trabalho. A apresentação do tema foi uma experiência diferente porque o tema a ser apresentado, explicado e defendido era algo que foi construído a partir da minha visão e da visão das minhas colegas de grupo. Eu sabia que as críticas viriam e estava preparada para elas, desde que fossem pertinentes. Algumas críticas sobre a relevância e pertinência comercial desse tipo de empreendimento na região de Guaianazes surgiram pela falha do grupo em dizer que não tínhamos ainda o terreno e que não pretendiamos elaborar nosso projeto para ser edificado na região leste da cidade de São Paulo. Eu gostei muito da intervenção feita pelo prof. Elton sobre essa crítica que partiu de alguns colegas da sala. Gostei também da crítica e, por que não dizer incentivo quanto à busca por um método construtivo que venha dar uma maior credibilidade à nossa ideia; um método construtivo que tenha uma boa funcionalidade na edificação e também se relacione muito bem com a atividade que propomos para ela. Eu gostei do tijolo solo cimento porque me lembrou um dos ambientes da Barbearia Corleone (eu amei esse lugar, mesmo sem ter barba para fazer...rs) mas a busca e conversas persistem.
   O engajamento e comprometimento de todas as pessoas do grupo foi o que tornou o pouco que fizemos até o momento possível. Até as divergências nos fez crescer e, como sei que muitas outras virão, sei também que cresceremos muito mais no individual e no coletivo aparando nossas arestas.

Catrina

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Experiência na primeira fase do TCC


   Quando formamos o grupo e tivemos a ideia de fazer algo voltado para os idosos confesso que tive duvidas e não me senti animada com a escolha,mas depois da visita técnica a cidade dos velhinhos e a mudança do tema fiquei muito mais motivada estou ansiosa para vê o resultado final, essa experiencia pra mim esta sento muito boa,é um aprendizado que eu darei continuidade para o TCC da faculdade mesmo sabendo que ainda tem muita coisa para fazer estou confiante de que tudo vai certo...

Taís.





quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Apresentação de Pré Tema para o TCC

   Na última segunda feira assistimos a apresentação dos pré temas para o TCC. Foram alguns e não todos por falta de tempo. Alguns colegas não conseguiram chegar, entre eles uma integrante do nosso grupo. Um grupo até apresentou desfalcado por dois integrantes.
   Bem, o assunto aqui é a apresentação. Então vamos a ele. O tema proposto pelo primeiro grupo é pertinente e viável. Os integrantes conseguiram expor o que haviam planejado pois foi possível perceber que se prepararam com antecedência. A sustentabilidade aqui ficou por conta do método construtivo (Wood Frame) mas não foi explicado como realmente seria o condomínio, qual a capacidade de atendimento desse empreendimento e se existem outras ideias sustentáveis para implementar.
   O segundo grupo trouxe um tema voltado para a sustentabilidade social e um método construtivo sustentável (Steel Frame). Uma organização não governamental que oferece inúmeras atividades recreativas e educativas para crianças e adolescentes requer projeção e planejamento de muitos espaços dentro de uma edificação e como isso seria feito não foi exposto com muita clareza. Delimitar uma faixa etária para atendimento facilitaria muito a organização dos espaços e as atividades a serem oferecidas.
   O terceiro e último grupo da noite apresentou um tema bem diferente dos anteriores e também de temas trabalhados em anos anteriores mas a forma como o apresentaram deixou muitas dúvidas quanto à pertinência e viabilidade.

Agda, Ana Carolina, Catrina e Taís.

Trabalho de Conclusão de Curso: edificar ou reformar?

   Edificar, do latim aedificare nos remete a erguer ou levantar algo.
   Reformar, do latim reformare fala sobre dar uma melhor forma ou corrigir algo.
   Qual deles fazer? Qual nos agregará mais conhecimentos? E, por que não dizer : qual deles apresenta maiores facilidades de planejamento e execução? Foi esse impasse que permeou nossos pensamentos e ações desde o início do semestre já no segundo módulo do curso. 
   Tivemos a oportunidade de conhecer um pouco do que foi desenvolvido com o conceito de reforma em anos anteriores através dos relatos e considerações feitas pelo nosso professor. No semeste anterior, foi possível ver de perto um pouco do que estava sendo desenvolvido com o conceito de edificação e vertente sustentável e o resultado foi ótimo. Não apenas pela qualidade dos trabalhos expostos mas por ter despertado em nós o desejo de fazer algo semelhante, de projetar e edificar. Encerramos o primeiro módulo tendo nossas mentes como terreno fértil para novas ideias.
    A ideia inicial era trabalhar com uma edificação voltada para pessoas da terceira idade e escolhemos um asilo para realizar uma visita técnica. Precisavámos saber como é uma edificação com esse tipo de função social e dados sobre seu funcionamento. Nesse ponto, acreditavamos que a reforma seria o mais viável a fazer, de modo a ampliar e/ou adequar o espaço para garantir um melhor cumprimento de sua função social. Ao final da visita, ponderamos sobre todos os aspectos dos dois tipos de intervenção e optamos por projetar e edificar um imóvel onde nos será possível aplicar boa parte dos conhecimentos que estamos desenvolvendo ao longo desse curso. A proposta foi pensar em uma função para a edificação que nos agradasse, algo que realmente gostamos e surgiu o spa urbano ou day spa  voltado exclusivamente para o público masculino com alguns serviços oferecidos em barbearias.
    O importante é entender que edificar e reformar são atividades que exigem preparo, planejamento em todas as fases dos processos, conhecimentos específicos e, que além de tudo isso, é importante saber do que é humano. Uma edificação é projetada por pessoas e para pessoas.

Agda, Ana Carolina, Catrina e Taís.