quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Trabalho de Conclusão de Curso: edificar ou reformar?

   Edificar, do latim aedificare nos remete a erguer ou levantar algo.
   Reformar, do latim reformare fala sobre dar uma melhor forma ou corrigir algo.
   Qual deles fazer? Qual nos agregará mais conhecimentos? E, por que não dizer : qual deles apresenta maiores facilidades de planejamento e execução? Foi esse impasse que permeou nossos pensamentos e ações desde o início do semestre já no segundo módulo do curso. 
   Tivemos a oportunidade de conhecer um pouco do que foi desenvolvido com o conceito de reforma em anos anteriores através dos relatos e considerações feitas pelo nosso professor. No semeste anterior, foi possível ver de perto um pouco do que estava sendo desenvolvido com o conceito de edificação e vertente sustentável e o resultado foi ótimo. Não apenas pela qualidade dos trabalhos expostos mas por ter despertado em nós o desejo de fazer algo semelhante, de projetar e edificar. Encerramos o primeiro módulo tendo nossas mentes como terreno fértil para novas ideias.
    A ideia inicial era trabalhar com uma edificação voltada para pessoas da terceira idade e escolhemos um asilo para realizar uma visita técnica. Precisavámos saber como é uma edificação com esse tipo de função social e dados sobre seu funcionamento. Nesse ponto, acreditavamos que a reforma seria o mais viável a fazer, de modo a ampliar e/ou adequar o espaço para garantir um melhor cumprimento de sua função social. Ao final da visita, ponderamos sobre todos os aspectos dos dois tipos de intervenção e optamos por projetar e edificar um imóvel onde nos será possível aplicar boa parte dos conhecimentos que estamos desenvolvendo ao longo desse curso. A proposta foi pensar em uma função para a edificação que nos agradasse, algo que realmente gostamos e surgiu o spa urbano ou day spa  voltado exclusivamente para o público masculino com alguns serviços oferecidos em barbearias.
    O importante é entender que edificar e reformar são atividades que exigem preparo, planejamento em todas as fases dos processos, conhecimentos específicos e, que além de tudo isso, é importante saber do que é humano. Uma edificação é projetada por pessoas e para pessoas.

Agda, Ana Carolina, Catrina e Taís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário